europeias.
(Adaptado de C. R. Boxer, O Império Marítimo Português, 1415-1835. Lisboa: Edições 70, 1972, p 55.)
a) Quais fatores levaram à expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI?
b) Qual a diferença entre o domínio dos portugueses no Oriente e na América?
Orientação para resposta:
a) A necessidade de ampliação de mercados e a busca de metais preciosos foram os principais fatores que tornaram necessárias as explorações marítimas dos europeus na partir do século XV. Foram condições favoráveis para isso o surgimentos de Estados centralizados no continente, que podiam reunir os recursos necessários para este empreendimento e seu comprometimento com interesses mercantis.
b) Enquanto que os domínios portugueses no oriente eram feitorias destinadas ao comércio, na América foi instalado um sistema colonial destinado ao povoamento e a produção de riquezas dentro dos princípios mercantilistas do estado lusitano.
2. (FUVEST) Viagens portuguesas na época moderna
Observe as rotas no mapa e responda:
a) O que representou, para os interesses de Portugal, a rota marítima Lisboa-Cabo da Boa Esperança-Calicute?
b) O que significou a expedição de Pedro Álvares Cabral para o Império Português?
Orientação para resposta:
a) A rota marítima Lisboa-Cabo da Boa Esperança-Calicute representou a realização de um projeto de ampliação das atividades mercantis que vinha sendo buscado pelos lusitanos desde a segunda metade do século XV. Através dela os portugueses poderiam atingir importantes regiões comerciais do Orientes, as Índias, trazendo de lá valiosas mercadorias que poderiam ser vendidas com alta lucratividade em seus mercados consumidores.
b) Além de comandar aquela expedição, que seria a segunda dos portugueses a chegar à Índia e estabelecer relações comerciais mais volumosas com os povos locais, além de consolidar esta rota como uma das mais lucrativas para o comércio português, Cabral teve a incumbência de tomar posse das terras americanas que cabiam a Coroa Lusitana pelo Tratado de Tordesilhas, revelando ao mundo a existência daqueles domínios seriam as mais lucrativas do Império Português.
uhuuu, é isso aí meu parceiro, ajudando a irmã aqui a resolver atividade, é nois
ResponderExcluir